Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária receberam as demandas do setor agrícola de Caxias do Sul e da região, em reunião no dia 11 de junho, na UCS
Os problemas enfrentados pelos agricultores associados da CAAF, em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio, foram apresentados ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Representantes do Ministério receberam as demandas do setor agrícola de Caxias do Sul e da região, durante reunião no dia 11 de junho, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul.
O encontro foi proposto pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, uma unidade do MAPA. A reunião foi conduzida pelo superintendente, José Cleber Dias de Souza. Durante a manhã, prefeitos, secretários, agricultores e representantes de instituições e organizações do setor agrícola, discutiram o Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no RS. Esse programa visa a descentralização da estrutura e dos servidores do Ministério, com o objetivo de estender os serviços da Superintendência às diversas regiões do Estado.
Os participantes relataram à equipe de técnicos do Ministério questões como a dificuldade de acesso a crédito, necessidade de revisão do seguro agrícola e de reconstrução e melhorias nas estradas, para o escoamento da produção.
O gerente administrativo da CAAF, Marcos Regelin, saudou a iniciativa do MAPA de estar em Caxias do Sul para dialogar com o setor rural e encontrar soluções para os problemas enfrentados na região. Citou a importância de políticas públicas para atender as demandas da agricultura familiar e a necessidade de reconstrução de estradas no interior do município, para o escoamento da produção.
Ao final do encontro, o diretor do departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária, do MAPA, Alessandro Cruvinel, disse que a equipe veio ao Estado para acolher e receber as demandas com o objetivo de ter mais precisão para tomar decisões e construir um planejamento conjunto.
Um coletivo de organizações do setor, liderado pelo Corede Serrra, Cooperativa CAAF e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, irá fazer a interlocução com o MAPA.
À tarde, os integrantes da equipe do Ministério visitaram áreas rurais atingidas nas localidades de Forqueta, Vila Cristina e Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul. Na programação do MAPA, outros municípios da região da Serra serão visitados até sexta-feira, dia 14 de junho.
Durante a reunião na UCS, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma amostra de alimentos produzidos por associados da CAAF. Foram servidos cuca, biscoito e suco de uva.