O trabalho cooperativo, feito por muitas mãos, para construir um presente e um futuro melhor para o coletivo é lembrado em mais de 100 países
Em todo o mundo, o primeiro sábado do mês de julho, comemora-se o Dia do Cooperativismo. A data foi instituída para dar visibilidade a atuação das cooperativas.
Mas qual a importância e a finalidade do cooperativismo? Em sua essência, cooperativismo busca reunir pessoas com propósitos em comum para que juntas construam melhores oportunidades para todos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, social e econômico tanto dos seus membros, quanto da comunidade na qual a organização está inserida.
Este é o princípio que rege a Cooperativa dos Agricultores e Agroindústrias Familiares (CAAF), formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região. O embrião da ideia nasceu em 2009, com apenas 30 produtores e sob a forma de associação. Em 2010 formaliza sua condição de cooperativa. Hoje conta com mais de 330 produtores associados e cerca de 70 funcionários, que trabalham em dois turnos na preparação e higienização das frutas e hortaliças destinadas a mais de 205 escolas da rede municipal e estadual da região da serra e área metropolitana de Porto Alegre, além de hospitais e forças armadas em diferentes cidades do estado.
“É um orgulho ver nossa cooperativa crescer e garantir empregos na área rural e também na cidade”, diz o gerente administrativo da CAAF, Marcos Regelin, um dos idealizadores da cooperativa. Além do trabalho, responsabilidade e comprometimento de todos, Regelin destaca a importância da transparência na gestão para que a cooperativa prospere.
Para comemorar o Dia do Cooperativismo e outras datas importantes do calendário de julho para os associados da Cooperativa (Dia da Juventude Rural, Dia do Caminhoneiro e Dia do Agricultor), será realizado no dia 03 de agosto, o Filó da CAAF. O evento ocorrerá na sede da cooperativa, a partir das 15h.